Notícias

  • 9th International Conference on Geomorphology (9th ICG) New Delhi, India, November 6-11, 2017

    O tema principal desta Conferência é "A Geomorfologia e a Sociedade" e está sendo organizada pelo Instituto Indiano de Geomorfologia. A Conferência incluirá sessões científicas, conferências e uma oficina dedicada aos "Jovens Geomorfólogos" Mais informações www.icg2017.com

    Continue Lendo >>

  • IBGE lança novo Mapa de Cobertura e Uso da Terra do Brasil

    O IBGE divulgou o relatório das mudanças na Cobertura e Uso da Terra do Brasil 2014, com comentários, tabelas e gráficos.

    Continue Lendo >>

  • Mapa de solos do Brasil na escala 1:5.000.000

    A Embrapa Solos lançou em 2011 o mapa de solos do Brasil na escala 1:5.000.000 atualizado de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos 2006. Além do relatório, é possível ter acesso aos mapas nos formatos PDF e JPG, além do formato SHP (ESRI) para uso em ambiente SIG.

    Continue Lendo >>

  • Atlas de Solos da América Latina e do Caribe

    Com o objetivo de apoiar o uso sustentável do solo, a Comissão Européia, juntamente com a Organização Mundial para a Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidades, lançam o Atlas de Solos da América Latina e do Caribe. A iniciativa visa fortalecer a cooperação entre a América Latina e a União Europeia nas questões relacionadas às mudanças ambientais.

    Continue Lendo >>

  • As 110 montanhas de 6000 metros nos Andes

    Trata-se de um estudo realizado por Maximo Kausch, utilizando-se de dados Aster e SRTM para mapear as montanhas com altitude superior a 6000 metros dos Andes.

    Continue Lendo >>

  • >> Ver todas as notícias

Envie seu e-mail e receba nossos informativos.

Home > Equipe

Equipe

Karla Maria Silva de Faria - Coordenadora

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003), Mestrado em Geografia (2006) e Doutorado em Geografia (2011), ambos pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoecologia, Planejamento Ambiental, Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: impactos ambientais, uso e ocupação da terra, modelagens geoambientais e análises geoecológicas. Vinculada aos Programas de Pós-graduação em Ciências Ambientais (CIAMB) e em Geografia, no nível Mestrado.

  • Currículo Lattes - Acesse aqui

Luis Felipe Soares Cherem - Vice-coordenador.

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), doutor em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e doutor em Geociências do Meio Ambiente pela Universidade de Aix-Marselha, França (2012). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Goiás, pertencendo ao corpo de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFG/IESA, atualmente reconhecido com nota 6 CAPES. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: datação e quantificação de processos em geomorfologia (isótopos cosmogênicos e OSL), geomorfologia regional, geomorfologia fluvial, recursos hídricos, gestão ambiental, mapeamento geomorfológico, atlas cartográfico e ambiental.

  • Currículo Lattes - Acesse aqui

Selma Simões de Castro - Pesquisadora Vinculada

Graduada e Licenciada em Geografia pela USP (1971), Mestre em Geografia Física pela USP (1979), Doutora em Ciências / Geografia Física pela USP (1990), pós-doutorado em ciência do solo no INRA-Rennes (França) (1991). Professora da USP-Geografia em Pedologia, Solos Tropicais, Análise de Solos, Orientação à Pesquisa (1975-1997) e titular em Geografia Física: Pedologia (desde 1997) além de orientadora da pós-graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) e em Ciências Ambientais (Doutorado Muldisciplinar) da UFG- Universidade Federal de Goiás também em disciplinas relacionadas a Solos. Ë pesquisadora 1D do CNPq, consultora ad hoc da CAPES, CNPq, FAPESP, FINEP, FAPEG e de vários periódicos em Geografia, Meio Ambiente e Solos. Coordenou o LABOPED-Laboratório de Pedologia da USP e o LABOGEF - Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física da UFG, deste sendo fundadora. Pesquisa em solos, paisagem e meio ambiente com ênfase em impactos ambientais do uso das terras, e geocartografia multiescalar, gênese, morfologia e micromorfologia de solos e comportamento físico-hídrico de solos. Coordenou convênios de cooperação acadêmica e científica nacional (UFG/ UNICAMP) e internacional (CAPES x COFECUB pela USP). Presidiu comissão organizadora de eventos nacionais (Simp. Nac. de Controle de Erosão, VI Simp. Nac.de Geomorfologia) e presidiu ou participou de comissão organizadora de internacionais (Field Conference Araguaia 99; II Regional Conference on Geomorphology IAG/UGB 2006; XIII Congresso Latino-Americano de Ci. do Solo -SBCS 1996; Colóquio Franco-Brasileiro de Formações Superficiais 1978 e Sem Franco Brasileiro de Morfologia de Solos pelo CAPES- COFECUB 1995). Presidiu a UGB - União da Geomorfologia Brasileira (2001-2003) e foi Editora da Revista Brasileira de Geomorfologia, (A2/ Qualis) (2000 a 2007). Profa. visitante do Instituto de Geociências da UNICAMP/Depto. de Geografia, com bolsa da FAPESP (2002-03). Integrante do Comitê de avaliação da pós-graduação - Geografia /CAPES (1999-2004) do CAINTER - Comitê de avaliação interdisciplinar a partir de julho de 2009.

  • Currículo Lattes - Acesse aqui

Márcio Henrique de Campos Zancopé - Pesquisador Vinculado

Geógrafo pela Universidade de São Paulo (1998), licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000), mestre em Geografia pelo IGCE-Unesp/Rio Claro (2004) e doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais e coordenador do Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física (Labogef). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeografia, atuando principalmente em: Geomorfologia Fluvial, Sistemas Fluviais, Migração de canais e Geomorfologia.

  • Currículo Lattes - Acesse aqui

Maximiliano Bayer - Pesquisador Vinculado

Possui graduação e Licenciatura em Geologia - Universidad Nacional de San Luis- Argentina, (1994) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2002) como Bolsista Capes (Convenio PEC-PG, para alunos estrangeiros). Doutor em Ciências Ambientais CIAMB-UFG, Bolsista CNPq. Pesquisador do Laboratório de Geologia e Geografia Física (LABOGEF). Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Estudos Sócio Ambientais do LABOGEF/IESA/UFG. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, Geomorfologia e Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia fluvial, recursos hídricos, planejamento ambiental, dinâmica fluvial e geoquímica.

  • Currículo Lattes - Acesse aqui

Renata Santos Momoli - Pesquisadora Vinculada

Formada em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP (1994), possui mestrado (2006) e doutorado (2011) em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP. Atua na área de Conservação do Solo e Qualidade Ambiental, com ênfase em Prevenção, Controle e Mitigação da Erosão do Solo; Solos de Zonas Ripárias e, Dinâmica de Deposição de Sedimentos provenientes áreas agrícolas. Além de ministrar disciplinas como Ciência do Solo, Pedologia, Química do Solo e Solos e Meio Ambiente, desenvolve junto ao LABOGEF/IESA/UFG projetos de pesquisa e extensão. O projeto de pesquisa denominado "Aplicação de Dendrogeomorfologia na identificação de processos erosivos antrópicos no Cerrado Goiano" aborda o processo erosivo utilizando metodologia inovadora para a investigação e datação da perda de solo e assoreamento utilizando árvores como indicadores de alterações geomórficas. O projeto de extensão denominado "Projeto Solo na Escola IESA/UFG-ESALQ/USP" visa divulgar a importância e fragilidade do recurso natural solo entre alunos e professores da Rede Pública de Ensino Médio e Fundamental através de ações educativas que utilizam elementos e conceitos pertinentes à Pedagogia de Projetos, Educação Ambiental, Aprendizagem Significativa e Educação Experiencial.

  • Currículo Lattes - Acesse aqui

Guilherme Taitson Bueno - Pesquisador Vinculado

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em co-tutela em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Rio Claro-SP e em Sciences de la Terre pelo Institut de Physique du Globe de Paris (2009). Atualmente é professor do Curso de Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagens naturais da Amazônia, sistemas latossolo/espodossolo, geoquímica e mineralogia de alteritas e solos, relações solo-relevo.

  • Currículo Lattes - Acesse aqui

Elizon Dias Nunes - Técnico - Geógrafo

Possui graduação - Licenciatura Plena em Geografia - (2008) e Bacharelado em Geografia - Análise Ambiental - (2010), pela Universidade Federal de Goiás; Mestrado em Geografia - área de concentração Natureza e Produção do Espaço - pela Universidade Federal de Goiás (2011) e Doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Geográfica - pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é Geógrafo no Instituto de Estudos Socioambientais lotado no Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física (LABOGEF), onde trabalha com Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aplicados ao tratamento da informação geográfica. Atua em projetos de pesquisa nas áreas de Geomorfologia, Pedologia, Climatologia, Mudanças na Cobertura e Uso do Solo e modelagem de processos erosivos em sistemas pedológicos. Possui experiência no ensino de Geografia nos níveis fundamental e médio e no ensino de Geografia Física em nível de graduação. Eventualmente participa como colaborador convidado para ministrar módulos práticos/operacionais no ensino de Geografia Física no Mestrado e Doutorado em Geografia.

  • Currículo Lattes - Acesse aqui

Lucas Espíndola Rosa - Técnico em Mineração

Possui formação em Técnico em Mineração pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG (2012); Bacharel em Geografia (2013); Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental (2014). Atualmente é mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Tem atuação profissional e interesse em pesquisas de: Atividades minerárias; Planejamento Ambiental; Cartografia, Geomorfologia, Mudanças dos usos da terra; e Pedologia.

  • Currículo Lattes - Acesse aqui

Universidade Federal de Goiás - UFG
IESA - Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - Campus Samambaia - (62) 3521-1077 | Fax (62) 3521-1184
LABOGEF - Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física - (62) 3251-1095

 

Copyright © 2009 LABOGEF. Todos os direitos reservados.

UFGIESAIESAFAPEG