Submenu

Notícias

  • 9th International Conference on Geomorphology (9th ICG) New Delhi, India, November 6-11, 2017

    O tema principal desta Conferência é "A Geomorfologia e a Sociedade" e está sendo organizada pelo Instituto Indiano de Geomorfologia. A Conferência incluirá sessões científicas, conferências e uma oficina dedicada aos "Jovens Geomorfólogos" Mais informações www.icg2017.com

    Continue Lendo >>

  • IBGE lança novo Mapa de Cobertura e Uso da Terra do Brasil

    O IBGE divulgou o relatório das mudanças na Cobertura e Uso da Terra do Brasil 2014, com comentários, tabelas e gráficos.

    Continue Lendo >>

  • Mapa de solos do Brasil na escala 1:5.000.000

    A Embrapa Solos lançou em 2011 o mapa de solos do Brasil na escala 1:5.000.000 atualizado de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos 2006. Além do relatório, é possível ter acesso aos mapas nos formatos PDF e JPG, além do formato SHP (ESRI) para uso em ambiente SIG.

    Continue Lendo >>

  • Atlas de Solos da América Latina e do Caribe

    Com o objetivo de apoiar o uso sustentável do solo, a Comissão Européia, juntamente com a Organização Mundial para a Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidades, lançam o Atlas de Solos da América Latina e do Caribe. A iniciativa visa fortalecer a cooperação entre a América Latina e a União Europeia nas questões relacionadas às mudanças ambientais.

    Continue Lendo >>

  • As 110 montanhas de 6000 metros nos Andes

    Trata-se de um estudo realizado por Maximo Kausch, utilizando-se de dados Aster e SRTM para mapear as montanhas com altitude superior a 6000 metros dos Andes.

    Continue Lendo >>

  • >> Ver todas as notícias

Envie seu e-mail e receba nossos informativos.

Home > Labogef > O Laboratório

Labogef

O Laboratório

Apresentação

O LABOGEF - Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física do Instituto de Estudos Sócio Ambientais da UFG foi criado em 1998 e se destina essencialmente à pesquisa, ensino de graduação e pós-graduação e extensão nas áreas de Geografia, Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Geoecologia, Recursos Hídricos e Ciências Ambientais.  Seu principal foco concentra-se em estudos relacionados à origem, evolução e causas dos Impactos Ambientais sobre solos, relevo, recursos hídricos, cobertura e biotas. Também realiza prestação de serviços, em atendimento às demandas de secretarias e agências de governo federal, estadual ou municipal, bem como às ações do ministério público, sobretudo o estadual.

 

Linhas de pesquisa e extensão

A equipe do LABOGEF tem se dedicado a levantamentos, mapeamentos, avaliação e modelagens geoambientais, tradicionalmente enfatizando impactos ambientais decorrentes das mudanças de uso do solo, sobretudo desde o século passado e no estado de Goiás, em escala de semidetalhe, detalhe e ultradetalhe, relativos a mudanças de uso do solo, fragmentação das paisagens numa perspectiva de geoecologia (vertente geográfica da ecologia das paisagens), processos erosivos hídricos, incluindo desertificação induzida, e de sedimentação de recursos hídricos (assoreamento), compactação e contaminação de solos e recursos hídricos. Mais recentemente vem dando início a estudos de geoarqueologia (atributos geoambientais de sítios arqueológicos visando reconstituição paleoambiental), processos de pedogênese x morfogênese, visando a reconstituição das relações da evolução solo x relevo, e dendrogeomorfologia (avaliação de processos geoecoambientais com base na avaliação dos anéis de árvores e arbustos). Nos últimos anos cinco linhas de pesquisa vem se destacando, sendo quatro de pesquisa e uma de extensão. As linhas de pesquisa são:

 

(1) Mudanças de Uso do Solo e Geoecologia

 

(2) Recursos Hídricos, Geomorfologia e Geomorfologia Fluvial

 

(3) Relações Solo x Relevo e Solo x Paisagem

 

(4) Dendrogeomorfologia

 

(5) Projeto Solo na Escola

 

Prestação de serviços

 

       (1) Consultoria/Assessoria técnica/científica - os pesquisadores do LABOGEF prestam, individual ou coletivamente em equipe, serviços de levantamento, mapeamentos, diagnósticos e prognósticos de avaliação geoambiental e territorial visando estudos e relatórios de impactos ambientais demandados por instituições públicas ou privadas. Tais serviços abarcam suas especialidades: Geologia, Hidrogeologia, Geomorfologia, Pedologia, Sedimentologia, Recursos Hídricos, Uso do Solo, Erosão/Assoreamento, Movimentos de Massa, Contaminação, Compactação. As escalas mais frequentes são a macrorregional, estadual, meso e microrregional, municipal, urbana, de bairros, loteamentos/assentamentos rurais e urbanos, áreas de mineração, reservatórios e suas áreas de influência, sistema viário, bacias e microbacias hidrográficas. Metodologicamente os trabalhos apoiam-se em análise integrada do meio físico e biótico.


      (2) Análises de Solos, Águas e Sedimentos - os equipamentos e protocolos do LABOGEF permitem prestar serviços analíticos de solos, sedimentos e águas voltados à busca de solução de problemas ambientais aplicadas ao planejamento de uso e ocupação territorial, ambiental e de manejo conservacionista (sustentável) dos solos visando controle preventivo e corretivo de impactos ou de riscos de danos socioambientais. Os protocolos analíticos são usualmente os mesmos da EMBRAPA (Solos e Sedimentos) e da ANA (Águas).

 

Para obter mais detalhes e solicitar serviços entre em contato pelo tel (00) 55 62 3521 1184 ramal 211

 

O que fazer para ingressar no laboratório

 

Para integrar os projetos de pesquisa os discentes interessados deverão estar vinculados ao laboratório como estagiários de diferentes tipos, como bacharelandos (estágio curricular obrigatório, programas de iniciação científica e monografia), mestrandos, doutorandos, alunos de especialização ou doutores em pós-doutorado. Os docentes ou demais profissionais interessados deverão ser integrantes de equipes de projetos de pesquisa vinculados. O formulário anexo deve ser preenchido, datado e assinado pelo interessado e pelo orientador/supervisor ou líder do projeto de pesquisa e encaminhado impresso à Coordenação do LABOGEF.


Documentos


Regulamento Gerência de Informática

 

Regulamento Gerência de Microscopia

 

Anexo 1: Lista de Materiais

 

Anexo 2: Forumulário de Empréstimo

 

Anexo 3: Formulário de Uso do Setor de Informática

 

Universidade Federal de Goiás - UFG
IESA - Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - Campus Samambaia - (62) 3521-1077 | Fax (62) 3521-1184
LABOGEF - Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física - (62) 3251-1095

 

Copyright © 2009 LABOGEF. Todos os direitos reservados.

UFGIESAIESAFAPEG